Skip to content

Hospedagem de Sites

Blog com informações sobre hospedagem de sites

Provedores de hospedagem brasileiros de menor porte possuem servidores locados em datacenters no exterior. Estes conseguem oferecer um preço menor que os provedores brasileiros que possuem servidores em datacenters brasileiros;
Por outro lado, as empresas de hospedagem no exterior podem apresentar vantagens na questão de redundância abaixo apontada, mas o consumidor deve ficar atento, pois os maiores provedores nacionais também se preocupam com redundância.
Grandes empresas mantêm diversos níveis de redundância, tanto de conectividade, como de processamento, como de energização; por redundância de conectividade, entenda-se que essas empresas mantêm contratos com grandes provedores de circuitos de dados, o que garante que na falha (ou mesmo congestionamento) de um, os outros suprem a banda necessária – no Brasil, há um oligopólio de fornecedores de circuitos, o que dificulta redundância.
Redundância de processamento significa que as empresas têm muitos servidores e muitas peças de reposição prontas para utilização, no evento (que certamente ocorrerá) de uma falha de hardware que requeira substituição – no Brasil, servidores e peças custam mais caro, o que faz com que alguns provedores não mantenham estoques de reposição.
Por redundância de energia, entenda-se que grandes datacenters mantêm diversos geradores de energia, que entram em ação automaticamente em caso de falha ou oscilação no fornecimento de energia – no Brasil, o relativo menor retorno do ramo de hospedagem de sites faz que as empresas invistam menos nos custosos geradores de energia sobressalentes.
Além disso, grandes empresas (comuns no exterior, raras no Brasil) podem se dar ao luxo de manter redundância de pessoal. Em diversas grandes empresas, é possível encontrar técnicos de diversos níveis (do simples operacional ao mais técnico) 24 horas por dia, 7 dias por semana. No Brasil, essa disponibilidade é mais rara, por causa do alto custo trabalhista desse pessoal (principalmente o mais capacitado), o que faz com que os problemas levem mais tempo para serem resolvidos.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Hospedagem_de_sites

Anúncios

%d blogueiros gostam disto: